segunda-feira, 26 de julho de 2010

Pizza de sardinha


Você não vai encontrá-la nas pizzarias de Brasília. Esse delicioso quitute está presente apenas na casa da família das Castro Rocha (meus sobrenomes maternos). Atendendo a pedidos, aí vai a receita da pizza com gosto da minha infância.

Para a primeira parte da receita, você vai precisa de:
- Uma forma retangular
- Quatro copos (de requeijão) de farinha de trigo
- Um ovo
- Uma xícara (de cafezinho) de óleo
- Uma colher (de servir arroz) de margarina
- Uma colher (de sopa) bem cheia de fermento em pó Royal
- Uma colherzinha de sal

Coloque a farinha em uma tigela, abra um buraco no meio do pó e despeje o ovo, o óleo, a margarina, o fermento e o sal. Em seguida, jogue um copo (de requeijão) de água fervendo. Mexa um pouco com a colher, só para misturar os ingredientes. A massa ficará bem molinha. Mas, não se preocupe. É assim mesmo! Em seguida, coloque mais meio copo de farinha de trigo e misture. Atenção: não amasse a massa, apenas mexa devagarinho.

Unte a forma com óleo e coloque a massa (meio mole mesmo). Depois disso, molde a mistura com um pouco de farinha de trigo bem de leve, na forma mesmo. Coloque no forno e espere até dourar um pouquinho as bordas.

Para o molho, você vai precisar de:
- Uma colher (sopa) de azeite
- Duas cebolas picadas
- Dois tomates picados
- Duas latas grandes de sardinha (ou quatro pequenas)
- Um copo quase cheio de massa de tomate
- Uma pitadinha de sal
- Uma pitadinha de açúcar

Coloque o molho em cima da massa, despeje orégano e recoloque a forma no fogo. Quando o molho borbulhar um pouquinho por cima, a pizza estará pronta!

7 comentários:

  1. Caramba! Agora que vou morar sozinho, vou levar todas as suas receitas comigo! ;) Beijos, chef!

    ResponderExcluir
  2. Isa,
    Valeu pela receita! Fiquei com agua na boca. Quero fazer, no maximo, até esse fds. Mas
    nao entendi a parte do moldar a massa. Outra coisa, primeiro dá uma pré-assada nela e depois coloca o molho e leva ao forno novamente?
    Bjinhosss

    ResponderExcluir
  3. Oi Carol, você pega um pouco de farinha, coloca na mão e vai moldando a massa na forma. Quanto à segunda pergunta, é isso mesmo! Você dá uma pré-cozida na massa, e recoloca a forma no forno!

    ResponderExcluir
  4. Querida, amei essa massa!!

    bjinhus, Mothi

    ResponderExcluir
  5. Fiz a pizza e ficou muito gostosa. Só acrescentei um dente de alho ao molho e algumas azeitonas picadas. E por cima, polvilhei , além do orégano, um pouco de queijo ralado. É fácil e rápida. Acho que a massa fica ótima com outros sabores. Vou tentar! Valeu!

    ResponderExcluir
  6. Fatima-Nossa Adorei a massa deliciosa, muito obrigada gostaria de receber ela em meu e-mail fatiminha_bueno@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Nossa...eu fiz...a massa eh deliciosa, crocante por baixo

    ResponderExcluir